Central de interpretação de Libras vai ajudar 27 mil surdos

Um lugar que fala a mesma língua dos surdos para ajudar a tirar documentos, conseguir emprego, pedir consulta médica e participar de audiências na justiça.

É a primeira Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) de Goiânia, Goías.

O local foi inaugurado nesta segunda-feira, 4, para promover a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e facilitar o acesso delas a diversos tipos de serviços.

Existem cerca de 27 mil pessoas surdas em Goiânia, de acordo com levantamento do IGBE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

“A central está equipada com telefones e computadores com webcam. Quem precisa de algum auxílio vai poder entrar em contato com os intérpretes sem sair de casa e agendar um atendimento. No dia e hora marcados, o intérprete vai o local onde a pessoa vai estar e pode auxilia-la, aumentando a inclusão dessa parcela da sociedade”, disse o secretário Filemon Pereira.

No espaço, que fica na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, no Setor Sul, haverá três intérpretes de libras para receber as demandas e agendar horários de atendimentos.

Mas o atendimento poderá ser ampliado, de acordo com o prefeito Iris Rezende (PMDB).

“É um grande avanço na área da assistência, agora na área dos surdos. Com a medida que formos identificando a demanda, podemos até ampliar o alcance do projeto”, disse.

O superintendente de Direitos a Pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, Antônio José Ferreira, falou que a central vai ajudar até a dimensionar as principais necessidades.

“Muitas vezes, eles têm dificuldade de tirar documentos, conseguir emprego, já que muitas vezes os empresários não sabem como aproveitá-los da melhor maneira. Então a central vai ajudar em tudo isso. Não temos uma estimativa de quantos não conseguem emprego, ou estão sem atendimento médico. Então, com esse serviço, vamos conseguindo essas informações”, disse.

Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Endereço: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas – Rua 99, 66 – St. Sul, Goiânia/GO
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Informações: (62) 9 9231-4704 (Whatsapp)